Nova geração de retrorrefletômetros soluciona conhecidos problemas - Easylux

PEQUENOS E LEVES, A NOVA GERAÇÃO DE RETRORREFLETÔMETROS SOLUCIONA CONHECIDOS PROBLEMAS DOS MODELOS EXISTENTES

Retrorrefletômetros são indispensáveis na avaliação do desempenho óptico ou visibilidade noturna dos mais diversos tipos de materiais aplicados na sinalização viária. Apesar de a retrorrefletividade ser um indicador essencial para o gerenciamento inteligente de recursos, há mais de 30 anos persistem inconvenientes que desmotivam o  uso frequente desses instrumentos pelos técnicos de campo – como dinossauros, os retrorrefletômetros são grandes, pesados e inconvenientes para o trabalho na rodovia.

Na avaliação da visibilidade noturna da sinalização horizontal (RL), são comuns os  longos deslocamentos. Para tanto, os retrorrefletômetros horizontais são protegidos em enormes caixas revestidas de espuma, que facilmente ultrapassam 20 kg. É desnecessário dizer ao leitor o quanto isto é inconveniente, principalmente para o transporte aéreo.

Para a Easylux desenvolver a nova tecnologia de míni retrorrefletômetros, foi preciso compreender 3 aspectos fundamentais: como eram, como são, e como deveriam ser os retrorrefletômetros portáteis.

 

Como eram os retrorrefletômetros?

 

Data de 1980 uma das primeiras patentes de retrorrefletômetro horizontal, depositada por Stefano Pallotta, um cidadão romano. Trata-se de um sistema com fonte de luz e fotossensores fixados em uma geometria conhecida. Como indicado na figura, todos os componentes são acondicionados em uma caixa grande e pesada.

 

Como são os retrorrefletômetros hoje ?

 

Os equipamentos atuais pouco diferem do modelo proposto na patente de 1980 quanto ao formato ou tamanho. No entanto, houve significativa evolução na construção óptica, atendendo às exigências geométricas e de desempenho das normas ASTM E1710 e EN1436. e muitos recursos modernos também foram incorporados à velha caixa grande (70 cm) e pesada (8 kg). Fabricantes do mundo todo orgulham-se por adicionar telas coloridas, processadores digitais, memória, GPS, entre outras atualizações tecnológicas ao velho dinossauro de 1980, intitulando-se assim inovadores ou detentores do estado da arte. É lamentável que não tenham dado importância ao principal problema: instrumentos grandes e pesados não são seguros para o manuseio em rodovias e causam desconforto aos usuários, tanto na operação quanto no deslocamento.

 

Como os retrorrefletômetros portáteis deveriam ser?

 

Retrorrefletômetros deveriam ser pequenos e leves, capazes de operar com pilhas comuns, facilmente encontradas no mercado. Deveriam poder ser transportados em aviões como bagagem de mão. Deveriam permitir acesso à região de leitura, possibilitando ensaios de chuva simulada (ASTM 2176) e a verificação do posicionamento ou das características do material.

Instrumentos horizontais deveriam medir marcações em relevo de até 15 mm sem necessitar de procedimentos especiais. No caso de tachas refletivas, os instrumentos deveriam trabalhar com 2 ângulos de observação simultâneos para incluir o caso

de motoristas de caminhões e ônibus.

Instrumentos verticais deveriam avaliar no mínimo 4 ângulos, atendendo à norma ISO 20471 em um único produto.

 

Nasce uma nova tecnologia

 

A Easylux entendeu como instrumentos grandes e pesados são inapropriados e oferecem risco aos trabalhadores no controle da visibilidade das marcações viárias.

A família de instrumentos portáteis Easylux MiniReflecto materializa tudo o que os retrorrefletômetros deveriam ser e representa a primeira inovação tecnológica real dos últimos 20 anos.

A tecnologia patenteada pela Easylux foi certificada por testes de laboratórios independentes, com padrões rastreados a laboratórios internacionais. Nenhum retrorrefletômetro no mundo pode igualar o desempenho, o design, o peso e o tamanho reduzido do MiniReflecto Easylux. Isso simplesmente não pode ser feito.

 

A tecnologia dinâmica

 

Equipamentos dinâmicos podem ser acoplados a um veículo e permitem conhecer a visibilidade noturna (RL) de cada segmento contínuo da demarcação horizontal.

A Easylux oferece instrumentos dinâmicos com tecnologia LED, o que elimina a troca periódica de lâmpadas, frequente nas tecnologias antigas. Eles trabalham em velocidades de até 120 km/h e podem ser utilizados em qualquer condição de iluminação – durante o dia ou à noite.

A riqueza das informações obtidas com a tecnologia dinâmica possibilita o uso inteligente de recursos nos programas de manutenção. Contudo, os equipamentos portáteis continuam a ser amplamente utilizados na fiscalização, controle de qualidade e  desempenho, devido ao custo reduzido e à praticidade de operação para pequenos trechos.

Contato:

Telefone 1: +55 (11) 3438-3448

Telefone 2: +55 (11) 2564-4868

Endereço: Av. Artur de Queiros, 780, Casa Branca, Santo André – SP – Brasil.
CEP:09015-510.

Translate »
BrazilUSASpain