H04BR – Padrão de referência

Placa de Calibração
Placa de Calibração que acompanha o produto retrorrefletômetro modelo horizontal clássico.

Todos os equipamentos EASYLUX armazenam em sua memória interna o valor da referência de calibração que acompanha o produto.
Este valor corresponde à posição central da faixa do range indicado na etiqueta do padrão de referência (placa branco / preta) que acompanha o produto.

Os valores de retrorrefletância atribuídos ao padrão de referência foram obtidos em laboratório. Se o padrão de referência sofrer avarias, o
valor de retrorrefletância pode mudar significativamente.
Por este motivo é muito importante evitar a exposição do padrão de referência (placa de calibração) a temperaturas elevadas, sujeira ou outros agentes externos.

Nenhum equipamento retrorrefletômetro de campo é capaz de detectar degradações em seu próprio padrão de referência.

Caso o padrão de referência sofra avarias ou degradação natural o instrumento retrorrefletômetro não será capaz de detetar e permanecerá continuamente atribuindo o valor que foi memorizado na calibração de fábrica, igual ao range central da etiqueta do padrão de referência.

Por esse motivo todos os fabricantes recomendam fortemente que os padrões de calibração sejam substituídos ou avaliados
em laboratório após 12 ou 18 meses de utilização.

A natural degradação do padrão de referência (calor, sujidade, deformações mecânicas, etc) não será detectada pelo equipamento retrorrefletômetro. Ele permanecerá atribuindo ao padrão o valor armazenada em sua memória interna – que é o valor central do range da etiqueta.

Ou seja, após o procedimento de calibração o equipamento vai atribuir o valor armazenado na memória ao padrão utilizado, não importa qual seja. Por este motivo cada equipamento possui o seu próprio padrão de referência ou calibração. Ele não é intercambiável e deve ser verificado ou substituído periodicamente.

São comuns os efeitos de ressecamento ou deformações mecânicas em materiais de referência. Um equipamento inicialmente calibrado com 250 mcd/m2/lx permanecerá atribuindo o valor de 250 mcd/m2/lx ao padrão de referência sem perceber que – devido à natural modificação da estrutura do substrato – o valor real pode ser agora de agora de 400 mcd/m2/lx devido a nova acomodação física das microesferas de vidro presentes no material.

Desta maneira todas as leituras que deveriam ser de 400 mcd/m2/lx serão indicadas erroneamente como 250 mcd/m2/lx!

O que chamamos de retrorrefletância ou  coeficiente de luminância retrorrefletida – RL – é a relação da luminância pela iluminância da superfície em um plano normal à luz incidente. A retrorrefletância só pode ser determinada por medições laboratoriais.

Os retroreflectómetros portáteis podem implementar a geometria de medição (30-metros ou 15-metros), no entanto, só podem fazer comparações entre a referência de calibração e qualquer luz recebida de uma amostra em teste. Trata-se de um comparador óptico sofisticado.

A padronização ou calibração  de um retrorefletômetro portátil impacta fortemente os resultados das leituras.Por esse motivo todos os fabricantes recomendam fortemente que os padrões de calibração sejam substituídos ou avaliados em laboratório após 12 ou 18 meses de utilização.

Não existe um padrão único de retrorefletância no mundo pois a retrorefletância é o resultado de uma medição óptica em laboratório.

 

Podem ser encontradas diferenças de 5% a 10% de um laboratório de referência ou de uma metodologia de medição óptica para outra.
A incerteza de qualquer laboratório de referência (NIST, METAS, IPT) é de pelo menos 5%. Como parece óbvio, qualquer retrorefletometro portátil deve ter uma incerteza pior ou seja, superior a 10%.

Em outras palavras, se o padrão de referência não for substituído ou reavaliado em laboratório as indicações na tela do equipamento podem
ser condicionadas a um fator proporcional à diferença entre o valor real e o inicialmente memorizado ou presente no SETUP da máquina.

 

PROCEDIMENTO PARA MANUTENÇÃO

Ao receber uma nova placa de referência ou calibração em substituição à original que acompanha produto é muito importante alterar a memória do equipamento para os novos valores presentes na etiqueta.

Os valores do padrão de referência são resultado de medições em laboratório, conforme normas ASTM E1710 e EN 1436. Os valores são rastreáveis a laboratórios de referência NIST, METAS ou IPT.

É importante conservar a placa de referência (padrão de calibração) em bom estado e protegida de sujeira e da incidência de luz solar.

As instruções sobre como proceder estão disponíveis para download: Tutorial [PDF].

 

Internal Reference

Easylux retroreflectometers are standardized in factory with a panel of marking material with a known and reproducible coefficient of retroreflected luminance measured by optical laboratory at EN 1436/ ASTM E1710 geometry.  The optical laboratory measured value is under an uncertainty range of 5%.

Uncertainty of measurement is the doubt that exists about the result of any measurement.

The following pictures illustrate the effect of the internal reference adjustments on measured results. The internal calibration reference can adjusted around the uncertainty range of the calibration plate .

Default Factory reference

ref_default

Default Factory reference + 10% uncertainty compensation

ref_10more

Wrong adjustment

ref_errada